quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Receita para não engordar sem necessidade de ingerir arroz integral e chá de jasmim

Fotografia da minha Mana

Pratique o amor integral
uma vez por dia
desde a aurora matinal
até a hora em que o mocho espia.

Não perca um minuto só
neste regime sensacional.
Pois a vida é um sonho e, se tudo é pó,
que seja pó de amor integral.


Carlos Drummond de Andrade, Declaração de amor - Canção de namorados.

domingo, 25 de setembro de 2011

Em trabalho(s), por cá e por lá

Setembro tem sido um mês de trabalho intenso, razão que explica o mutismo da blogger. Uma pequena parte das tarefas implicou uma deslocação a uma cidade bonita, cosmopolita, conhecida por constituir um importante centro político e cultural europeu, já para não falar do seu famoso lago e jato de água, dos canivetes, relógios e chocolates. Sei que já adivinharam e que as imagens já não servirão para a identificar, mas tão-somente para fruir um pouco da sua beleza.





1.Jato de Água; 2. Lago Léman com alguns dos seus elegantes “locais”; 3. Catedral de Saint-Pierre; 4. Uma perspetiva da chegada do Outono, a partir do Promenade de Treille.

sábado, 10 de setembro de 2011

Num Mundo Melhor



Num Mundo Melhor (2010), de Susanne Bier

Um homem é agredido por outro homem. A cena é observada por quatro crianças, duas das quais são filhas do agredido. Em resposta à agressão, o homem agredido afasta-se. O seu filho mais velho e um amigo deste, recorrentemente maltratados na escola por pares, acham a sua reação cobarde e pressionam-no no sentido de tomar outra atitude, em que não saia como “perdedor”.
Não contarei o que fez este homem, este pai, para ensinar aos filhos que um homem corajoso nem sempre é aquele que estende o punho, mas sim aquele que se afasta em nome da visão do mundo e da vida que tem para si e para os seus. Apenas direi que o desenrolar da narrativa acaba por dar razão a este homem, às suas atitudes a ao poderoso significado das mesmas.
Num mundo melhor, isto não seria tantas vezes ficção.

sábado, 3 de setembro de 2011

Um festival de jardins

É um festival original e pouco vulgar, em que a criatividade e o encantamento têm lugar marcado. Realiza-se anualmente em Ponte de Lima, sendo a edição deste ano evocativa de um tema sobejamente relevante: as florestas. Percorrendo os diversos jardins, é possível aceder a diversas perspectivas acerca deste tema, desde a sua associação à infância e ao imaginário, até à chamada à reflexão em torno de fenómenos como os incêndios, que todos os anos devassam este património insubstituível.
Deixo-vos aqui o convite para visitar este festival, que estará aberto ao público até ao dia 31 de Outubro. Garanto que vale muito a pena. Garanto também que a minha enormíssima costela limiana em nada perturba a lisura do meu julgamento :)))





1. A Floresta da Infância - Concepção da ideia e concepção técnica: Elise Le Duc, Laura Feliciani e Silvia Petrini.
2. A Floresta Pop-Up - Concepção da ideia e concepção técnica: Bruno Santos, Carla Rodrigues, Marina Costa e Radu Matt.
3. Jardim Radiante - Concepção da ideia e concepção técnica: Niklas Kandelsdorfer, Fabian Schicker, Philipp Stöger e DI Roland Wück.
4. Kaos Suspenso (jardim vencedor da edição anterior) - Concepção da ideia: MERGELAB: José Pedro Torres, Pedro Negrão e Teresa Aroso; Concepção técnica: MERGELAB, NEOT URF e STRUCONCEPT.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Voltei, mas...

… confesso já sentir falta das longas caminhadas matinais. Aquelas em que tantas vezes o fôlego faltou, menos devido ao ritmo dos passos e mais por efeito da arte dos elementos, depurada durante a noite, combinada para criar o inimitável.

Viana do Castelo