Há por esse mundo uma febre em torno de personagens fantásticas. Por Caminha, há já algum tempo teriam desconfiado do filão. Digo eu, que assim mais facilmente explico a toponímia de contornos anglo-saxónicos.
Gosto da rotulação, encontro-a original, diria que com muita classe, mas a denominação... como não me encaixava... acudi à net e seis o que ali li...
"Lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias. Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
Obrigada a todos! Um agradecimento especial ao Duarte pela pesquisa e pela partilha desta informação. Achei o nome bastante curioso e só mais tarde é que me apercebi do erro ortográfico. Mas um e outro não deixam de merecer alguma atenção.
Um abraço e uma boa semana para todos, já com um novo mês à espreita :).
De facto, é fantástico. Não se gostaria de morar nessa rua, mas não deixa de ser curioso...
ResponderEliminarNome curioso e um achado. :)
ResponderEliminarBoa semana!
Se calhar, a toponímia reporta a origens ancestrais e a ficção imitou esta e outras realidades :)
ResponderEliminarBeijinho e boa semana!
A coisa
ResponderEliminarnão é fácil de digerir
Gosto da rotulação, encontro-a original, diria que com muita classe, mas a denominação... como não me encaixava... acudi à net e seis o que ali li...
ResponderEliminar"Lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
Um grande abraço e a minha admiração
Obrigada a todos! Um agradecimento especial ao Duarte pela pesquisa e pela partilha desta informação.
ResponderEliminarAchei o nome bastante curioso e só mais tarde é que me apercebi do erro ortográfico. Mas um e outro não deixam de merecer alguma atenção.
Um abraço e uma boa semana para todos, já com um novo mês à espreita :).
Que coisa curiosa, Sara! Fiquei cheia de curiosiade e apetece ir investigar...
ResponderEliminarSem dúvida que estimula a curiosidade e a imaginação! Apareceria por ali em noites de lua cheia? :)
ResponderEliminarSara, olvidei fazer referencia ao muito que gosto de Caminha, especialmente ao bacalhau que preparam no Galo de ouro.
ResponderEliminarUm grande abraço
Nunca experimentei esse bacalhau, mas cá fica a sugestão.
ResponderEliminarMuito obrigada e um abraço!
Há quem ganhe a cultivar e manter os mitos
ResponderEliminarVitor,
ResponderEliminarobrigada pela visita e pelo comentário, que traduz uma grande verdade.
Volte sempre!