terça-feira, 19 de outubro de 2010

Most boring city?

Quando lá voltei, no início de Setembro, as expectativas eram baixas, derivadas de uma primeira experiência que não deixou grandes impressões e reforçada por aquele artigo que a considerava a cidade mais aborrecida da Europa. Mas fui surpreendida e trouxe de lá uma nova perspectiva, mais positiva. Agora, já não direi taxativamente: “Não gosto de Birmingham”, mas avançarei com um: “Há por lá umas coisas que valem a pena.” Como diria alguém mais entendido nestas matérias, é bem provável que só à segunda tivesse começado a metabolizar a cidade.



1-Birmingham Museum and Art Gallery; 2 e 3 - Canais de Brindleyplace

11 comentários:

  1. Não conheço mas, a avaliar pelas fotografias, deve ser fácil gostar.

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. Também não conheço. Mas tudo o que é britânico me seduz.
    Obrigada pela sua visita. Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Tambem nao conheco, mas as fotografias seduzem...

    ResponderEliminar
  4. Quando alguém nos diz algo sobre alguma coisa é "apenas" a sua leitura dos "factos"... Muitos factores podem influenciar essa perspectiva, logo quando vamos nós, os nossos olhos, razão e emoção lêem aspectos completamente diferentes... damos importância a este ou aquele ponto que aos outros passou despercebido. Até o "tempo" (clima, tempo que temos disponível, etc) pode ser um factor importante. Bronfenbrenner na sua abordagem ecológica dos processos apresenta uma teoria muito interessante sobre isto... assim como o Boff (do meu perfil no blog).
    Aquilo que apreendeste nas imagens parece-me interessante... talvez baste procurar o que nos cativa nos locais.
    Depois, alguns inquéritos de opinião (como o do artigo) tb podem ser tendenciosos!!!???
    Bjs mulher viajada

    ResponderEliminar
  5. Pois por mim, que não conheço Londres, mas que "saltitei" de lugares a lugares entre e intra latitudes, aprendi com a outra Pessoa (curiosamente, Fernando também) que, sendo a "Pátria" a minha Língua, a "Casa" é onde me encontro e a "Porta da Rua", que serve apenas de portal de passagem, fica "lá para os fundos" e dá sempre para um "O Jardim".

    Haverá sempre em todos os locais onde nos encontramos, algo que nos atraia e algo que nos repulse (curiosamente tenho notado que se trata quase sempre um "algo" resultante de algum tipo de actividade humana - em plena natureza geralmente os sentimentos tendem apenas para um dos pratos da balança) - é, talvez seja mesmo, algo inerente à condição de ser-se humano, penso eu.

    Para terminar com Londres, e apesar de não conhecer, tem por lá um cantinho especial para mim - "Diana Memorial fountain" em Hyde Park, por se tratar de um trabalho (aparentemente) simples e genial de uma Arq. Paisagista que admiro (Kathryne Gustafson), num dos poucos locais (o hyde Park, him self) onde ainda encontramos alguns "traços" do que foi parte da evolução da Arquitectura Paisagista nos últimos séculos.

    É como os gostos! Fala-se deles, explicam-se, mas não se discutem!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Ai Birmingham... parece que me persegue ultimamente. Não gosto dela porque me levou a irmã para lá, mas por outro lado, permitiu que fosse visitá-la nas minhas poucas férias.
    Pronto, menti. Não a acho nada aborrecida, nem lhe levei a mal ter passado a ser a segunda casa mais perto. Talvez seja por grande parte do meu coração viver nessas ruas.
    Mas há sítios que merecem uma segunda oportunidade. :)

    ResponderEliminar
  7. As cidades são como as pessoas, não é? Às vezes são necessários vários encontros, várias conversas, para se nos revelarem...e só depois podemos começar a amá-las!
    Bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  8. Por vezes é preciso voltar aos lugares para que eles nos cativem....é como com as pessoas...

    bem...estava a escrever este comentário quando olho mais acima e vejo o da Justine...ela a dizer exacamente aquilo que pretendia dizer!!!!!sintonias!!!

    mas é isso mesmo...há lugares e pessoas pelas quais não nos apaixonamos á 1ª...temos que voltar, redescobrir para encontrar os encantos :)

    ResponderEliminar
  9. Essa sensação acontece com muitas situações da vida. Quantas e quantas vezes só "entramos" nas coisas depois de "partir alguma pedra"? Oxalá haja uma terceira para reforçar, ou não, a sensação positiva.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelos elogios ao blogue :) As reticências já estavam mais do que gastas, então decidi iniciar um novo parágrafo... ;)

    Ainda em relação a Birmingham, só perdoo porque foi a mana quem escolheu. E a mana tem mostrado saber bem o que faz. :)

    Mas, cada um à sua opinião, seja Birmingham, Londres ou qualquer outro destino, tal como no caso das pessoas (como já aqui foi dito), necessitam de mais oportunidades para se darem a conhecer e ganharem, quem sabe, uma conotação mais especial.
    A mim Londres provoca ansiedade, por isso I think I'll take Birmingham's boringness any day. (com ou sem mana hehehe)

    ResponderEliminar
  11. Para conhecer bem uma cidade faz falta perder-se nela, reencontrar-se. Não esqueças que as cidades são livros que se lêem com os pés.
    Ainda não me perdi por aqui, pelo que agradeço o teu conselho.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar