segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tentação

The only way to get rid of a temptation is to yield to it. Resist it, and your soul grows sick with longing for the things it has forbidden to itself, with desire for what its monstrous laws have made monstrous and unlawful. It has been said that the great events of the world take place in the brain. It is in the brain only, that the great sins of the world take place also.

Oscar Wilde, The Picture of Dorian Gray, Penguin Books, 1994, p. 26

6 comentários:

  1. O nosso Oscar tem razão, tudo se passa no cérebro,e isso seria inofensivo se os pecados ficassem apenas por aí e não se transformassem em acções...
    Mas ainda vou pensar um bocadinho mais no assunto:))))
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Saramiga

    O Wilde tem que se lhe diga. E, realmente, o cérebro é o deus ex machina deste planeta azul, mas azul carregado, carregadíssimo, pois somos nós que o carregamos e tentamos dar cabo dele. Mas...

    Amiga

    Chego aqui por intermédio do nosso Amigo AC e estou muito satisfeito por te ter encontrado. O teu blogue é muito interessante, e bem escrito. O que, para mim, que sempre ganhei a vida a produzir prosa tão honesta quanto possível, (sou jornalista e dizem que também escritor, dizem…, e aos 69 anos não me sinto velho) é motivo acrescido de satisfação.

    Espero que me retribuas a visita e deixes comentários na Minha Travessa. Obrigado

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    NB – Peço-te desculpa, mas tenho de referir que este é um texto base, ainda que com algumas apreciações individuais e específicas. Infelizmente não sou dono do tempo, e a sê-lo seria uma chatice… Para que não haja dúvidas. Mas, é sincero.

    ResponderEliminar
  3. É um belo livro! Não me lembrava desta tentação... de pecar em pensamento... sorriso! :))

    ResponderEliminar
  4. Começo pelo começo do teu post. Creio que se cedermos ou enfrentarmos as tentações, mais rápido nos "livramos" delas, pois resistir à ideia que já povoou o nosso pensamento é contra natura... Seria quase o mesmo que nos negarmos a nós próprios!
    Só os audaciosos confrontam o próprio pensamento e aceitam os seus desejos e desafios. "The black box" é o que nos distingue dos animais... Como é possível não ouvi-la!!!??? Oscar Wilde saberá do que fala.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ao tratar-se dum grande pensador obriga à reflexão, não li "o retrato de Dorian Gray", não o publicamos na minha editorial, estive sempre mais pendente das obras dos autores que editávamos.
    Tive conhecimento que esta obra sofreu algumas revisões: não descarto lê-la movido pelo que comentas.

    Abraços de vida

    ResponderEliminar
  6. Estou absolutamente de acordo. Grande parte do fascínio pela tentação deriva de uma hiper-idealização, dificilmente realista...

    Beijinho e votos de um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar