sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O sucesso, por Alain de Botton



Não conhecia Alain de Botton até que, passando pela Sic Radical, apanhei esta sua TED Talk. Recuperei-a integralmente na internet e achei que muito do que dizia fazia perfeito sentido. Estas palavras, por exemplo:

So, what I want to argue for is not that we should give up on our ideas of success, but we should make sure that they are our own. We should focus in our own ideas and make sure that we own them, we are the truly authors of our own ambitions. Because is bad enough not getting what you want, but it’s even worse to have an idea of what you think you want and find out, at the end of the journey, that isn’t in fact what you wanted all along.

É claro que depois lemos notícias como esta, divulgada esta semana, e reconhecemos que todo este discurso é aplicável a uma percentagem muito pequena deste mundo. Uma parcela muito maior não se encontra a ponderar o sentido do sucesso, mas apenas a tentar manter-se à superfície.

8 comentários:

  1. De qualquer modo, o texto é verdadeiro... :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bem apanhado Sara... Achei interessante a ideia do Botton, no video, acerca da Inveja e da sua relação (ou resultado) com a proximidade e igualdade...e talvez isto seja o despontar para o que vem a seguir e que apontas no post...
    Na minha opinião, o que acontece é uma inescrupulosa idealização de sucesso a partir dos outros ("figuras" de sucesso, públicas...). O deslumbramento é tal que, tarde de mais, o despertar acontece e eis que aquele "sonho" nunca lhe pertenceu, ou então existiam nuances que não faziam parte deste...Julgo que isto será um bom exemplo do que acontece com os nossos jovens. Como será possível, estes não se deixarem embarcar nestes cruzeiros, quando o panorama do desemprego os ameaça constantemente? Ou quando na TV se vendem sonhos ainda melhores do que aqueles que alguma vez se atreveram a sonhar?
    "Felizes" daqueles que ao longo da jornada vão questionando se é esse o seu desejado percurso...
    Muito, mas muito mais haveria a dizer, contudo confesso não ter poder de síntese para o fazer
    PS: infelizmente, muito recentemente, a nossa sociedade presenciou um exemplo destes, ou seja, em troco do rápido sucesso deixou de ser quem sempre foi (à partida, neste caso)
    bjs e grande fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Na base está uma questão de respeito...eu tenho que respeitar que aquilo que eu desejo para mim, não seja aquilo que OUTROS desejam...as pessoas são diferentes, os sonhos e objectivos também...as prioridades também...podemos encontrar semelhanças, mas não há dúvida que somos únicos, cada ser com a sua individualidade, cheia de aspirações e desejos.
    O meu sonho de sucesso é apenas um: ser Feliz.Uma realização interior...outros procurarão o dinheiro ou o poder....questão de "point of view"....bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Também não conheço o senhor, mas a frase parece-me "avisada":)))
    Vou explorar...e obrigada por mo apresentares!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Sim. Sem dúvida que nem todos têm condições para optar por objectivos e vias de os alcançar, e muitos dos que podem fazê-lo encontram-se demasiado aprisionados pelo 'socialmente desejável'. Seja como for, são palavras que importa reter!

    Beijinho.

    (PS: versão corrigida do comentário :))

    ResponderEliminar
  7. É .. Cada cabeça uma sentença...Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  8. Porém Tu, Senhor, És um escudo pra mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
    Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte.
    Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
    SL 3:3-4-5

    DEIXO COM ABRAÇO DE PAZ E ALEGRIA DO PAI EM TEU CORAÇÃO.

    ResponderEliminar