terça-feira, 10 de abril de 2012

Sem rivalidade

A rivalidade entre Guimarães e Braga é conhecida aqui pelo Minho. E como é sobejamente sabido, as duas cidades detêm, em 2012, títulos de relevo, associados a iniciativas a condizer: uma é Capital Europeia da Cultura, a outra é Capital Europeia da Juventude. Coincidência? Competição? Creio que não. Tenho para mim que este foi um esforço concertado para visibilizar o Minho e Portugal. E para demonstrar que esta hipótese da concertação tem viabilidade, cá vem uma bracarense fazer a apologia de Guimarães, devidamente comprovada in loco: os monumentos, as praças, a gastronomia, o artesanato e as múltiplas iniciativas culturais serão excelentes motivos para passarem por lá. E, não se esqueçam, Braga é mesmo ali ao lado :-))


1. Paço dos Duques; 2. Praça da Oliveira (com o Padrão do Salado, ao fundo).

11 comentários:

  1. Que fotos espectaculares, Sara! Muitos Parabens!
    Gosto muito de Guimaraes! E de Braga tambem! ;-))
    Beijinhos e continuacao de boa semana! :-)

    ResponderEliminar
  2. É uma praça linda. Quero voltar lá este ano para gozar "a cidade da cultura". O mesmo digo de Braga, cidade onde passei horas agradáveis. :)
    As fotografias estão lindas.
    Beijinho e boa semana!:)

    ResponderEliminar
  3. Não entendo essas rivalidades bacôcas, tal a que existe igualmente entre Póvoa e Vila do Conde!
    É tempo de se darem mãos e trabalhar em conjunto pelo bem das duas terras.
    Deste um grande exemplo de cidadania e civilidade!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  4. São diferentes sendo minhotas. As terras do Minho estão plenas de encantos, sempre que vou ao Minho procuro fazer um triângulo que tanto me agrada, Barcelos, Braga, Guimarães. Ademais seguindo a ordem estabelecida e a uma quinta feira. Passar a amanhã na Feira de Barcelos, dar um bom passeio pelo destacável da cidade, para chegar a Braga à hora do almoço. Comer um bom bacalhau no restaurante do Sameiro. Dar um passeio pela esplanada, descer ao Bom Jesus, e daí ao centro. Dar um bom passeio pelas ruas mais cêntricas, entrar nalgumas das muitas igrejas e sair com tempo para Briteiros. Para acabar o dia, já passada a meia tarde, no centro histórico de Guimarães, para poder jantar placidamente na casa Santiago. E regressar ao Porto satisfeito...
    Sou FOROFO destas terras...
    Boas fotografias...
    Um grande abraço, querida amiga

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está uma atitude de verdadeiro "fair play", a tua! Será que ainda alguém conhece o significado da expressão???
    Toda a visibilidade para o Minho, já!Que bem a merece:-))))
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. De acordo

    até Lisboa fica nos arredores de Lisboa

    ResponderEliminar
  7. Duas cidades de que gosto mesmo muito… o norte de Portugal é o meu local de eleição para férias, para as poucas que consigo ter pelo menos…

    ResponderEliminar
  8. Apesar de pouco o conhecer, não deixo de ter um sentimento especial pelo Minho (seja ele Braga ou Guimarães), especialmente pela sua paisagem humanizada, que preserva muito "verde" natural (e claro que "do verde" também, que me dizem ser melhor fresquinho, bem fresquinho...).

    Difícil de interpretar e encarnar à primeira vista ... vai-se lá com tempo! aquele que é necessário para o perceber.

    Fotos excelentes.

    Já estive mais do que uma vez nos dois locais e seguramente voltarei a Guimarães, em breve, comemorar essa merecida distinção que é a Capital da Cultura. Não sei o que vou ver ainda (o programa é diverso), mas vou com olhos de ver... disso não abdico.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Absolutamente de acordo. Sobretudo nos dias que correm, o esforço de concertação só pode beneficiar a todos. Em ambos os casos, a visita será sempre recompensada :) (Mesmo para os reincidentes!)

    Beijinho e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. E só vamos anotando lugares e locais a visitar.

    bjs nossos

    ResponderEliminar
  11. Oi Sara
    Já vou tomando intimidade com os nomes das cidades da sua terra e as fotografias instiga-me a curiosidade de ir ver de pertinho.
    Um dia ... um dia! rs
    abraços Sara, bom domingo e obrigada pela partilha bonita.

    ResponderEliminar