sábado, 3 de abril de 2010

Luz exterior

O que nos fala a tela de Clarissa pintada por Erico Veríssimo? Que o conhecimento de si só se dá em confronto com o mundo e ele é quem molda até aqueles nossos valores mais irredutíveis. Somos todos forjados conforme aqueles retratos feitos em câmara obscura, que se completam unicamente com a captação da luz exterior. (…) Em último caso, o ponto de partida e a única razão de ser de todo o conhecimento e de toda a arte não é nada mais do que a alteridade.

Prefácio de Rodrigo Petrónio à obra Clarissa de Erico Veríssimo

6 comentários:

  1. Não conheço a obra de Erico Veríssimo que a Sara citou. Dele, li recentemente o livro "olhai os lírios do campo" do qual gostei muito e tenho um post no meu blog. Julgo, no entanto poder atrever-me a comentar: Nós somos "barro" (im)perfeito moldado pelas mãos dos outros... Uns de nós mais moldáveis que os outros, mas sem fuga possível. Como seres sociais que somos seria possível construir uma identidade sem as influências exteriores? Como alguém terá dito algo, mais ou menos, assim: Nós somos principalmente "conformes"...
    Espero que a sua Páscoa tenha sido "santa" lá pela terra bracarense...
    Comecemos um novo começo
    bjs
    CF

    ResponderEliminar
  2. Olá CF, obrigada pelo seu comentário, sempre enriquecedor. Eu confesso que também não conheço a obra de Erico Veríssimo, é a primeira obra dele que leio. É uma obra de estilo simples, muito ternurenta. Transporta-nos até à infância e adolescência, a alguns dos seus encantos e das suas angústias. Neste caso, os "outros" são os habitantes da pensão de d. Zina, onde Clarisse também mora. Os "outros" com quem ela aprende e que, mesmo sem essa consciência, enformam a sua entrada no mundo dos adultos. Os "outros" que são a tal luz externa...
    A Páscoa foi pouco santa: ai a gula!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quando li o título do teu post pensei imediatamente no sol que se fez sentir lá fora e que nos aqueceu não só o corpo mas também e principalmenete a alma hoje...a gente tá precisando de sol..luz e mto calor, né? ;)

    bj grande

    ResponderEliminar
  4. E que deixe de nos trocar as voltas, nas suas idas e vindas. Que venha para ficar durante bastante tempo :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida. E o melhor de tudo é que se trata de um processo contínuo, sempre inacabado e, por isso mesmo, com potencial inesgotável :) Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Para o bem e para o mal :)
    Beijinho

    ResponderEliminar