domingo, 25 de abril de 2010

O valor do vento

O carro passava lentamente pelo estômago da máquina de lavar e eu lá dentro, a tentar distrair a ligeira claustrofobia mudando o CD. Quando abri a caixinha transparente, descobri, serenamente poisado no seu interior, o poema que o meu amigo lá deixara. O meu amigo tem que me desculpar a distracção, não tinha reparado nele antes. Mas o meu amigo tem que saber que fiquei maravilhada com a descoberta, muito mais do que se tivesse achado 80 escudos :)
Obrigada por mais esta prenda talhada em verso.

Está hoje um dia de vento e eu gosto do vento
O vento tem entrado nos meus versos de todas as maneiras e
só entram nos meus versos as coisas de que gosto
o vento das árvores o vento dos cabelos
o vento do inverno o vento do verão
o vento é o melhor veículo que conheço
só ele traz o perfume das flores só ele traz
a música que jaz à beira-mar em agosto
mas só hoje soube verdadeiramente o valor do vento
o vento actualmente vale oitenta escudos
partiu-se o vidro grande da janela do meu quarto

Ruy Belo, Todos os Poemas

12 comentários:

  1. 80 escudos são um bom começo quando se trata de vidros. Tratando-se de gestos delicados, é vento que se faz suave, é doce brisa que mima e aconchega.
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. É isso, amiga, há gestos delicados (e dedicados) que nos mimam e aconchegam... e atenuam a ligeira claustrofobia. É claro que o meu amigo não sabia deste efeito colateral, tão apreciado naquele momento :)
    Beijinho também para ti!

    ResponderEliminar
  3. O mérito da escolha cabe inteiramente ao meu amigo, que é um homem de bom gosto e sensibilidade.
    Um boa semana para si.

    ResponderEliminar
  4. um pequeno gesto, uma grande surpresa que faz com que um dia igual a tantos outros, nos coloque um enorme sorriso nos lábios e os olhos cheios de sonhos.pequenos gestos que fazem toda a diferença!

    ResponderEliminar
  5. Não me espanta que tivesses sido sensível a este gesto. Afinal, tu própria és uma mulher de pequenos-grandes gestos. E que diferença fazem, como dizes.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Viva Sara
    Destes ventos não me importava de receber todos os dias. Ventos que nos afagam o rosto e o coração. Tão reconciliador pensar que temos alguém que, de quando em quando, nos faz merecer algo tão ternurento... Nunca tinha pensado no vento como um veículo. Interessante essa ideia...além do perfume das flores ele poliniza as mesmas, logo dá vida a novas plantas.
    O meu filho quando pequeno mostrou-me outra função do vento: fonte de saciedade! O meu filho gostava de colocar a cabeça de fora do carro para "comer vento". Imagina! Não pensando no perigo desse comportamento, até que era bem divertido. Eu experimentei sem que ele o visse e digo-te que era uma sensação óptima... lololol
    Amiga, reforço o prazer que tive em te conhecer.
    Que tenhas muitos ventos na tua vida!
    bjs
    CF

    ResponderEliminar
  7. Olá C.! :)
    Que bonito o teu texto. Gosto dessa tua ideia de um vento que poliniza e dá vida. É uma ideia muito poética. A vontade manifestada pelo teu filho também tem algo de poético: "comer vento", deixar que ele nos invade para nos saciar. Gostei muito desta imagem!
    Também foi um prazer conhecer-te pessoalmente! Felizmente, os ventos da vida também nos conduzem para encontros felizes :)
    Beijinhos, que estendo ao "comedor de ventos" :)

    ResponderEliminar
  8. eu gostei da ideia de "comer vento!":)
    sabe bem comê-lo quando não é frio :)

    e sim, sara, adoro esse pequenos gestos, daí tentar pô-los em prátcia na esperança que os outros também gostem!;)

    ResponderEliminar
  9. 1. oh Sara! e quanto gostaria ainda de dar, mais ou menos escondido - sempre mais! obrigado pelo que teces (aqui e lá).
    2. interessante que nas aulas de voz peço para comerem ar, é uma questão técnica de respiração vs projecção, e nem esta (me) entendem!
    +beijo

    ResponderEliminar
  10. You're truly an inspiring and inspired man, to say the least :) Aqui, lá e noutros espaços que se proporcionem, sempre mais! :)

    ResponderEliminar