quarta-feira, 7 de julho de 2010

Armas? Não. Almas!

Antigamente, antes da invasão, raras vezes pensei em observar a sentinela do Arsenal: (…) era o seu andar, o seu derreado de ombros que me impressionavam… era a moleza lenta do passo, uma expressão contínua e evidente de tédio e de fadiga; (…) E esta visão do nosso soldado parece-me então alargar-se e abranger toda a cidade, todo o País! Foi esta sonolência lúgubre, este tédio, esta falta de decisão, de energia, esta indiferença cínica, este relaxamento da vontade, creio, que nos perderam…
Ainda hoje me soam aos ouvidos as acusações tantas vezes repetidas do tempo da luta: não tínhamos exército, nem esquadra, nem artilharia, nem defesas, nem armas!... Qual! O que não tínhamos era almas… Era isso que estava morto, apagado, adormecido, desnacionalizado, inerte… E quando num Estado as almas estão envilecidas e gastas – o que resta pouco vale.


Eça de Queirós, A Catástrofe, em Contos

10 comentários:

  1. A acutilância do Eça é sempre boa de ler e de ser recordada.
    A falta de energia num dia como o de hoje, de grande calor, é compreensível.

    O tédio, a fadiga adormece o soldado que não tem esperança. O arsenal pode ser excelente mas se por trás dele não exstir a alma as armas de nada servem.

    Às almas e não às armas. :) :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho de ler este texto do Eça, que não conheço e que muito me interessa.

    ResponderEliminar
  3. Eça, sempre contemporâneo... Julgo que nós, portugueses, estamos muito perto de perder as nossas almas! Eça sempre consegue transportar-nos para a suas paisagens escritas. Li e vi-me lá... junto com um povo que vai sendo minado no mais profundo do seu ego.
    Restar-nos-à renascer com almas novas e indestrutíveis!
    bjs
    CF

    ResponderEliminar
  4. Obrigada às três. Este excerto fez-me pensar que algumas características do povo português parecem endógenas, atravessando séculos, incólumes. Seremos imunes a algumas aprendizagens? Não retiraremos dividendos de situações críticas? Poderemos/saberemos renascer?

    ResponderEliminar
  5. Sempre pertinente e contemporâneo, este Eça. Sou uma apaixonada pelas "Farpas", onde, a quatro mãos, apresenta com Ramalho Ortigão um retrato tão eloquente, quão hilariante, do país à época e, poder-se-ia dizer, desta época também. Contudo, sou uma optimista inveterada e acredito que se não estamos bem, só poderemos (e iremos) melhorar!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eça profeta! Espantoso - e assustador - como as coisas não mudaram um milímetro...antes pelo contrário: agora nem alma nem honra!
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. R., Mar Arável e Justine
    muito obrigada pelos vossos comentários. De facto, é interessante ler Eça e pensar nas aproximações de épocas tão distintas. Todavia, também há diferenças, algumas a beneficiar claramente a época em que vivemos :).
    Votos de um bom fim-de-semana para os três!

    ResponderEliminar
  8. Qualquer semelhança com a actualidade portuguesa não é, infelizmente, uma mera coincidência.

    ResponderEliminar
  9. Com certeza, Carlos. Creio que o próprio Eça se sentiria provavelmente abismado com o alcance temporal da sua visão.

    ResponderEliminar