sábado, 27 de março de 2010

Dudamel

Gustavo Dudamel é um maestro aclamado a nível mundial, mantendo actualmente o cargo de director musical da Orquestra Filarmónica de Los Angeles e da Orquestra Sinfónica de Gutemburgo. Como se não bastasse, é ainda o director musical da Orquestra Juvenil de Simón Bolívar. Esta orquestra é uma das cerca de 125 orquestras sob os auspícios da Fundación del Estado para el Sistema de Orquestras Juveniles e Infantiles de Venezuela, conhecida como El Sistema, um projecto que tem utilizado a música clássica para manter milhares de crianças venezuelanas afastadas da delinquência, ao longo de quase 40 anos. Nestes excertos poderão apreciar actuações desta orquestra, da qual fazem parte jovens resgatados pela música à condenação das ruas. O maestro é Dudamel. Um homem extraordinário, não só pela sua genialidade, mas pelo facto de a colocar também ao serviço de um bem maior. Os vídeos, esses, são uma autêntica celebração!




7 comentários:

  1. Registos diferentes e espetaculares, sem dúvida. Entra-nos na alma. Inquieta-nos!
    Imagino o que poderá ter provocado nestes jovens...
    A música, para mim, é a melhor invenção do Homem e tem um "poder" incrivel de sedução, de regeneração, de paz, de amor....and so ever and ever!
    O que seria de nós sem a música, sob todas as suas formas?
    Gostei de ouvir, mas principalmente, de ver a forma enérgica a apaixonada com que Dudamel conduz a sua orquestra...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, é essa energia anímica que me impressiona também. Para além da forma como se envolve neste projecto e nele se mantem, apesar de outras (grandes) responsabilidades.
    Acho inspirador!

    ResponderEliminar
  3. É, sem dúvida, muito bem lembrado. Aliás, são: quer o projecto, quer o homem que o enforma. A orquestra, indiscutivelmente, é meritória e ainda muito recentemente passou por Portugal. Cá, temos alguns pequenos e isolados projectos. Quem sabe se este não inspira mais e maiores...

    ResponderEliminar
  4. Sim, também vi algumas iniciativas serem divulgadas na semana passada, lá mais para o Centro. Esperemos que tragam bons frutos, essas e outras que desejavelmente possam surgir.

    ResponderEliminar
  5. A Orquestra Geração, um projecto Português feito a partir das orquestras de que falou. Muito interessante!

    http://www.youtube.com/watch?v=GkNhsEWlBeE

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Ana, pela partilha deste vídeo. Gostei muito desta ideia de "orquestra enquanto comunidade", onde se aprende música e outras tantas coisas, tão ou mais importantes.

    ResponderEliminar
  7. tentei pôr o vídeo directamente, mas não consegui...

    O projecto é de facto muito interessante.. Até porque a música é usada como um fim e como um meio...

    O projecto parte um pouco do pressuposto da forte influência que música pode assumir na construção da self, de como nos vemos a nós mesmos e de como nos relacionamos com o mundo...

    ResponderEliminar