quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Arte suprema

Tenho a impressão de que a única coisa que nos permite olhar este mundo em que vivemos sem asco é a beleza que, de vez em quando, os homens fazem brotar do caos. Os quadros que pintam, as músicas que compõem, os livros que escrevem e a vida que levam. De todas estas coisas a mais rica em beleza é a vida, quando é bela. É a obra de arte suprema.

Somerset Maugham, O Véu Pintado, Edições ASA, 2007, p. 229

8 comentários:

  1. Belo trecho de Maugham. Não li esse livro que apresenta.
    A beleza é a arte suprema, é a razão de viver.
    Ela é a minha constante procura, a minha constante inquietação, o dilema... o êxtase. Não há palavras para exprimir a não ser o deleite! :)

    ResponderEliminar
  2. A vida, felizmente, reserva-nos surpresas ao virar de uma esquina, com a beleza de um monumento, de um jardim, ou de um simples raio de sol..os sentidos ficam "alerta" e a final...é tão simples ser feliz....basta ver, cheira, sentir....

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida. A beleza da vida é a 'arte suprema', e embora contenha a pintura, a música ou a literatura, transcende-as largamente.

    ResponderEliminar
  4. Concordo, é a arte que os salva, é a beleza que nos aperfeiçoa! Abraço de bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. O belo

    substantivo

    e se possível indizível

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos. Penso que sim, que a vida é a arte suprema. Acho que a capacidade para construir uma vida "bela" (apesar da natureza polissémica da palavra...) é uma poderosa força inspiracional. Pelo menos para mim, que conheço algumas, com grande sorte minha :)

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. Um dia destes as minhas filhas (após receberem um e-mail com a chacina dos golfinhos numa costa na Dinamarca) perguntavam escandalizadas como é possível o ser humano fazer tanto mal a animais indefesos e tão lindos quanto os golfinhos...
    O que lhes respondi foi que o Homem é capaz de fazer muito mal a tudo o que lhe rodeia, mas, felizmente para todos nós, tb cria coisas muito belas ao longo da sua vida. Todos somos responsáveis por fazer da mesma, algo irrepetível e memorável através das acções em prol dos outros, deixando essa obra para os filhos dos nossos filhos... and so on.
    Julgo que este seria um quadro digno do maior e melhor "museu" do mmundo!
    PS: do autor li o "fio da navalha". O escrutínio da morte num altura em que me deparei com ela muito de perto.
    bjs
    BFDS

    ResponderEliminar
  8. Olá CF,
    obrigada pelo comentário e, sobretudo, por relembrares de que somos, de facto, capazes do melhor e do pior.
    Gostei imenso do que partilhaste da conversa com as tuas filhas. Acho que é em momentos como esses que se constrói a beleza.

    Nunca li "O Fio da Navalha", mas de Maugham saliento "Servidão Humana", que achei magnífico.

    Beijinho e bom restinho de Domingo!

    ResponderEliminar