segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Receive with simplicity everything that happens to you"

A Serious Man (2009), de Ethan Coen e Joel Coen

The Uncertainty Principle. It proves we can't ever really know... what's going on. So it shouldn't bother you. Not being able to figure anything out. Although you will be responsible for this on the mid-term.

12 comentários:

  1. Bem visto! De facto, o exercício de prever o imprevisto é um desperdício de bem-estar e energia. Já o exercício de antecipar as alternativas de resposta, quando o imprevisto chega, esse sim merece dedicação :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Tem graça estive para lhe dizer no meu blogue que tenho observado o tempo, a memória e a persistência com a simplicidade das coisas claras.
    Agora, encontro aqui a frase: "recebe com simplicidade tudo o que te acontece".
    Era bom que tudo pudesse ter este ânimo leve...
    Boa semana! :)

    ResponderEliminar
  3. R.
    é isso mesmo, é um desperdício. E, já que a incerteza não subtrai a responsabilidade, estar preparado pode ser importante, como bem dizes. Embora nada nos prepare para certas coisas, como também mostra o filme... e a vida.
    Beijinho e até breve! :))

    Ana,
    o filme tem essa como a sua frase de abertura, mas vai-a desconstruindo paulatinamente, mostrando, precisamente, o absurdo de se aceitar tudo de ânimo leve.
    Observar com a simplicidade das coisas claras parece-me algo clarividente :)
    Boa semana também para si!

    ResponderEliminar
  4. Realmente não sabemos o que por aí vem...o importante é enfrentar a vida e as suas provas de cabeça erguida e sempre de acordo com os nossos princípios.Só assimm conseguiremos passar por ela de forma pacífica.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, Isabel, têm que existir pontos de referência, internos e externos a nós. São fundamentais, sobretudo nos momentos em que a vida não é assim tão pacífica...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Finalmente Sara foste ver o "dito" filme...
    Pelos vistos, de simples não tinha nada, a julgar pelo principio emergente tão complexo: a IMPREVISIBILIDADE.
    Os contextos onde nos movemos são, cada vez mais, diversificados, complexos e imprevistos... Como não nos preocuparmos com eles, se estes nos envolvem nas suas teias? Até porque, como é referido no teu post, seremos chamados a responder por eles...a responsabilidade sempre presente. Deveremos ser capazes de responder (ou continuar a questionar) de forma consistente às, sempre novas, exigências colocadas pelos diferentes contextos de acção onde nos integramos. Segundo a minha opinião, enformada por algumas leituras e pela minha aculturação profissional...como seria possível acomodar-me, não preocupar-me, não questionar?
    Nada do que nos rodeia é estanque... ou avançamos ou estagnamos... procurando a simplicidade na complexidade que se nos apresenta!

    ResponderEliminar
  7. Sara,
    Venho desejar-lhe um bom feriado! :)

    ResponderEliminar
  8. Olá, voltei, voltei, voltei de lá, ainda agora estava... Esqueçam. Estava com saudades. Mentira. Estava curiosa para ver que fotos a nossa verdadeira fotografa de serviço tinha aqui emblezado o seu fantástico blog. Muito trabalho, vê-se logo! Ainda não foi actualizado. O que fizeste à página? Está diferente. Adoro a selecção da fotografia central - Very nice indeed - «Biba ó porto carágo» e à sua cultura! Grande cidade que consegue reunir 10 fantásticas mulheres!
    Esqueçam um pouco as metáforas e o polido literário, ando noutra fase - cura e dura - escrita científica sem grandes floreados ou melhor dizendo nenhum! O PC está a pôr-me doida.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Agora reparo...Estão por cá mais seres vivos falantes...Mmmm...Muito bem. Maior a partilha da tua qualidade estética no âmbito visual e literário. Sejam muito bem vindos. Perdi a vossa entrada! Pode ser que acompanhe algum percurso...

    ResponderEliminar
  10. C.
    gostei particularmente da tua última frase: procurar a simplicidade na complexidade que se nos apresente. Embora não seja coisa nada simples :)
    Bom feriado para ti!

    ResponderEliminar
  11. Ana,
    muito obrigada pela sua amabilidade. Um bom feriado para si também!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  12. Elisabete,
    minha filha pródiga...! Voltaste! E em grande! :)) E em estilo próprio, como sempre! :)
    Obrigada pelos comentários ao novo look aqui do sítio. E aconselho a esqueceres o teu "encosto" por hoje. Quem vive com o mar em frente, tem que aproveitar.
    Aparece quando quiseres! É sempre MUITO bem-vinda!
    Beijinho e bom feriado para ti!

    ResponderEliminar